Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Sátão acolhe XII edição da Feira do Míscaro este fim-de-semana


A vila de Sátão, conhecida por Capital do Míscaro, acolhe este fim-de-semana, sábado e domingo, a décima segunda edição da Feira do Míscaro.

Tal como as edições anteriores, o evento vai decorrer no Largo de S. Bernardo, no centro da vila. Segundo a autarquia, “a Capital do Míscaro tem tudo a postos para acolher turistas, visitantes, especialistas na degustação de míscaros, artesãos, vendedores e compradores de míscaros que farão com que este certame continue a ser um sucesso”.
Este ano o Município apresenta um evento que terá a duração de dois dias. No sábado, dia 17 de novembro, o programa inicia às 15h00 até às 17h30, na Casa da Cultura de Sátão, com um Ciclo de Conferências: “Preservar e Valorizar a Biodiversidade Micológica pelas Boas Práticas” com Manuel Paraíso da Associação Micológica “A Pantorra”; “O Ecossistema Natural e Económico da Capital do Míscaro”, com Paulo Barracosa, da Escola Superior Agrária de Viseu e, por último, haverá uma Prova de Degustação de Cogumelos Silvestres: “Os Aromas que Inebriam do Cerne Lenhoso ao Fumado da Caruma”, com o Chef Paulo Cardoso, da Casa da Ínsua.
A programação de domingo, dia 18, começa às 10h00 onde os visitantes poderão comprar os míscaros, bem como o artesanato do concelho. Às 11h30 e às 15h00 haverá a já habitual prova de míscaros, acompanhada de pão e vinho do Dão. Às 14h30 o Rancho Folclórico de São Miguel de Vila Boa atua no espaço da feira e às 15h30 sobe ao palco o grupo musical Minhotos Marotos & Cláudia Martins. Às 16h30 é oferecido o tradicional magusto de S. Martinho.
As inscrições dos artesãos e dos vendedores de míscaros para participação na Feira do Míscaro devem ser realizadas até ao dia 12 de novembro, no Gabinete de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal de Sátão.
“A Capital do Míscaro promete um certame com as cores de Outono onde o produto de eleição, o Míscaro, andará de mãos dadas com uma vasta oferta cultural e com a gastronomia típica de um concelho onde impera a “Arte de Bem Receber”, conclui o Município de Sátão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.