Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Orquestra Sem Fronteiras leva música a aldeias do Sabugal


O concelho do Sabugal recebe, este fim-de-semana, cinco concertos integrados na primeira maratona de “orquestra de bolso”, uma iniciativa inovadora da Orquestra Sem Fronteiras (OSF). Os concertos, com a duração aproximada de 50 minutos, têm entrada gratuita.

Segundo a Câmara Municipal do Sabugal, a direção e apresentação dos espetáculos está a cargo do maestro Martim Sousa Tavares, fundador e diretor da OSF e “uma das vozes mais ativas e inovadoras no campo da comunicação musical”.
A iniciativa começa no sábado, 13 de abril, pelas 21:30, com um concerto da OSF no Auditório Municipal da cidade do Sabugal. No dia seguinte, domingo, serão realizados concertos em quatro aldeias daquele concelho situado junto da fronteira com Espanha: Rapoula do Côa (na igreja matriz, às 11:30), Alfaiates (igreja matriz, 14:30), Aldeia Velha (igreja matriz, 16:00) e Soito (salão paroquial, 17:30).
O município do Sabugal adianta que as localidades vão ser visitadas pela OSF “em versão ‘orquestra de bolso’, que vai apresentar a música clássica de Antonín Dvorák, em combinação com uma conversa com o público, durante o concerto, de forma a melhor ilustrar e complementar a audição deste tipo de música”.
“Esta iniciativa, prontamente acolhida e apoiada pelo município do Sabugal, pretende ser um contributo para a fixação do talento jovem no Interior do país, combatendo o abandono do ensino da música e premiando o mérito académico”, justifica a autarquia do Sabugal, presidida por António Robalo.
De acordo com a fonte, “simultaneamente promove-se o acesso à cultura, levando a música clássica às localidades do Interior raiano através da realização de concertos gratuitos, ensaios abertos e ações de pedagogia e introdução à música às populações locais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.