Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Manteigas recolhe lixo em vários locais do Parque da Serra da Estrela


A Câmara Municipal de Manteigas colocou contentores em vários locais do Parque Natural da Serra da Estrela apesar de, naquela área, a recolha de lixo “não ser uma clara responsabilidade da autarquia”.

Foram colocados contentores para recolha de lixo no Covão da Ametade, no Covão da Ponte, nas Penhas Douradas, no Poço do Inferno e no Poio da Oliveira. O anúncio foi feito pela autarquia de Manteigas, no distrito da Guarda, após a Comissão Coordenadora Distrital da Guarda do Bloco de Esquerda (BE) ter questionado sobre a falta de recipientes para a recolha de lixo na Serra da Estrela. Na resposta ao BE, o presidente do município de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, esclarece que “apesar de não ser uma clara responsabilidade da autarquia, mas das entidades que em cogestão administram e fiscalizam o espaço natural”, concretamente o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e os Conselhos Diretivos dos Baldios, a autarquia “resolveu colocar pontos de recolha (contentores) nos locais do concelho, fora dos perímetros urbanos, com maior visitação”.
“Assumiu, assim, a Câmara [de Manteigas] colaborar apenas e só na colocação de recipientes e recolha, portanto, efetuada integralmente a expensas do município, sem qualquer contribuição das entidades que gerem, exploram e concessionam os espaços naturais e têm, ao mesmo tempo, a obrigação de proceder à limpeza desses espaços”, refere uma nota de imprensa.
Esmeraldo Carvalhinho explica ainda no ofício que a atitude do município surgiu depois de o ICNF “ter decidido, unilateralmente, retirar pontos de recolha [de lixo] e deixar de fazer a mesma em toda a área do Parque Natural da Serra da Estrela”.
O BE referiu em comunicado que “teve conhecimento que se arrasta há muito tempo a falta de recipientes de lixo comum e de reciclagem nas zonas de fruição comuns da Serra da Estrela” e que, “em alturas de maior afluência de cidadãos, há acumulação de lixo nas bermas das estradas, sendo que o mesmo se espalha por grandes áreas do Parque Natural da Serra da Estrela”.
A autarquia de Manteigas rejeita a denúncia, informando que na sua área territorial “não existem locais ou zonas com manifesta acumulação de lixo”.
“Admite-se que pontualmente tal possa ocorrer nas referidas bermas de estrada por falta de adequado comportamento cívico dos visitantes ao Parque Natural, mas trata-se de uma situação incontrolável pela autarquia e sobre a qual a mesma não tem responsabilidades diretas”, remata.
Para além da Câmara Municipal de Manteigas, o BE questionou sobre o mesmo assunto os municípios de Seia (distrito da Guarda) e da Covilhã (Castelo Branco).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.