Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Festa do Solstício animam Seia


Até domingo, a Aldeia de Montanha de Alvoco da Serra, no concelho de Seia, celebra o início do verão com um programa que inclui diversas atividades culturais e de animação. A partir desta sexta-feira, as típicas ruas desta aldeia serrana ganham outra cor e vida, com uma decoração responsável e sustentável. O ponto alto do programa é a Caminhada do Lampião, que acontece na noite de sábado para domingo.

As Festas do Solstício, cofinanciadas pelo Fundo Ambiental e que integram o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, começam esta sexta-feira e prolongam-se até domingo. As celebrações do início do verão envolvem os 115 habitantes da aldeia que participam de forma ativa nas atividades organizadas pela Junta de Freguesia de Alvoco da Serra em parceria com as coletividades locais, o município de Seia e a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM).
“Os dias que antecedem a data de 21 de junho trazem uma azáfama invulgar à pequena aldeia de Alvoco da Serra e a cada um dos seus 115 habitantes. Por esta altura ninguém tem mãos a medir. Dias e noites dentro, na sociedade recreativa, há quem costure, cole, pendure e arrume. Há quem se envolva de alma e coração”, refere a ADIRAM em comunicado.
Segundo a fonte, o ponto alto do programa é a Caminhada do Lampião, que acontece na noite de 22 para 23 de junho e “percorre os campos junto à ribeira de Alvoco [da Serra], pela noite fora, em homenagem aos muito agricultores, hoje em menor número, que em tempos regavam os campos com recurso aos ‘giros de água’ e à luz de um lampião”. Na caminhada, o lampião continua a ser obrigatório. Ao longo dos três dias das Festas do Solstício haverá, além da caminhada noturna, oficinas, tertúlias, exposições, música e arte de rua.
As casas da aldeia, que estão “decoradas e engalanadas”, vão ser “pontos de convívio entre todos, habitantes locais e turistas, e onde é possível provar os sabores mais genuínos da região”.
A organização adianta que a decoração das ruas de Alvoco da Serra “será responsável e sustentável, aproveitando recursos e materiais em fim de ciclo, reutilizando, reciclando e respeitando a natureza”. “Toda a arte de rua é feita por quem lá vive, numa combinação surpreendente entre duas artistas convidadas para uma residência artística na aldeia, a Margarida Girão e a Susana António, e os habitantes de Alvoco da Serra”, adianta.

Programação

A abertura da festa acontece pelas 21h de sexta-feira, com uma visita à aldeia, a que se segue (22h30) uma Oficina de Astronomia e Astrofotografia. No dia seguinte, logo pela manhã (10h00), haverá uma caminhada na ribeira de Alvoco. Durante a tarde, está programado o Concerto para Olhos Vendados (15h30), uma oficina de Flores de Papel de Seda e Pompons de Lã (16h), uma Sessão de Contos Infantis (17h30) e conversas de histórias e memórias dos giros da água (19h) e de arte e comunidade (20h), seguido de um momento musical, ao pôr-do-sol, na Eira.
A Caminhada do Lampião, que acontece às 22h, é o ponto alto das Festas do Solstício. Tal como outrora, percorre os campos junto à ribeira de Alvoco, pela noite fora, em homenagem aos muitos agricultores, hoje em menor número, que em tempos regavam os campos com recurso aos “giros de água” e à luz de um lampião. Para participar na caminhada, o lampião continua a ser obrigatório, mas já não é necessário ter campo de cultivo em Alvoco.
No domingo, o dia começa com uma Sessão de Ioga (10h). Às 11h, realiza-se Workshop de Cosmética Natural e às 12h uma Oficina de Queijo Cabra. Para a tarde estão programados uma Oficina de construção de Hotel de Insetos (14h30), Jogos Tradicionais nas Ruas da Aldeia (15h), Conversas de Histórias e Memórias da Lã (16h), um momento musical de Fado mandado (17h) e a devolução à natureza de uma ave selvagem (18h).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.