Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

TURISMO CENTRO DE PORTUGAL COMEMORA DIA MUNDIAL DO TURISMO COM MÚLTIPLAS ATIVIDADES


O Turismo Centro de Portugal preparou uma série de iniciativas destinadas a celebrar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora amanhã, dia 27. Este ano, a data é dedicada ao Turismo Sustentável, uma vez que a Organização Mundial de Turismo declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável.

Ao longo deste ano, o Turismo Centro de Portugal desenvolveu e participou em inúmeras ações alusivas ao tema, no sentido de sensibilizar e articular as políticas locais com a estratégia de desenvolvimento turístico defendida pela entidade, que visa posicionar o Centro de Portugal como um destino de Turismo Sustentável.

No Dia Mundial do Turismo, dia 27 de setembro, os visitantes dos postos de turismo do Centro de Portugal vão ser recebidos com diversas iniciativas de animação. O destaque vai para os momentos de degustação de produtos regionais, provas vínicas e oferta de merchandising, entre outras ações promocionais. A saber:

– No Welcome Center de Castelo Branco, é apresentado, às 17h00, o livro “As mãos no Fogo – Antologia de Narrativas”, da autoria de Marta Dutra, Fátima Mateus Ramos e António Fontinhas. Durante todo o dia, será oferecido um kit de promoção turística do Centro de Portugal.

– No posto de informação turística de Coimbra, no Largo da Portagem, será oferecido aos visitantes um saco-mochila Centro de Portugal.

– No posto de informação turística de Leiria, poderá assistir a uma exposição de pintura de Aleta Silva. Será também oferecido um kit de promoção turística do Centro de Portugal.

– No Welcome Center de Fátima, haverá uma degustação e mostra de licores e produtos regionais, por parte da OurémViva. Serão também disponibilizados aos visitantes bicicletas e scooters, cortesia da BikeAventur. Ao mesmo tempo, será oferecido um kit de promoção turística do Centro de Portugal.

– O posto de informação turística de São Martinho do Porto oferecerá igualmente aos seus visitantes um kit de promoção turística do Centro de Portugal.

– No posto de informação turística de Aveiro, terá lugar uma prova de espumante Bairrada, por parte da Comissão Vitivinícola da Bairrada, assim como será oferecido um saco-mochila Centro de Portugal.

– No posto de informação turística da Torreira os visitantes poderão receber postais alusivos à arte xávega, cortesia da Fotografia Guedes, e rosas, das Flores e Presentes Isabel.

– Passando para a zona mais interior do Centro de Portugal, o posto de informação turística de Vilar Formoso oferecerá flores aos visitantes, oferta da Jasmim Manga Biaflores, além de um kit de promoção turística do Centro.

– O posto de informação turística de Belmonte disponibilizará uma mostra e degustação de produtos Kosher, pelo Cantinho Kosher, e oferecerá um kit de promoção turística do Centro de Portugal.

– Já o posto de informação turística de Celorico da Beira terá para dar aos visitantes postais alusivos ao concelho, uma oferta da autarquia.

– O posto de informação turística da Covilhã oferece um kit de promoção turística do Centro de Portugal, que inclui o livro de banda desenhada “Pêro da Covilhã”.

– O Welcome Center da Guarda oferece aos visitantes um “welcome drink”, cortesia do município, bem como um kit de promoção turística do Centro de Portugal.

– O posto de informação turística de Manteigas terá no seu espaço uma degustação de Queijo da Serra da Estrela, queijo de cabra e compotas diversas, oferta da Rotas e Sabores Regionais

– O posto de informação turística de Sabugueiro disponibiliza uma prova de mel de urze, produzido por Paulo Braz.

– Finalmente, nas instalações do Welcome Center de Viseu terá lugar uma prova de vinhos do Dão, cortesia da CVR Dão, e haverá a oferta de um kit de promoção turística do Centro de Portugal.​

Além destes momentos nos postos de turismo, todo o Centro de Portugal vai estar repleto de animação, dado o elevado número de iniciativas culturais promovidas pelos municípios, e pelas empresas de animação turística que operam no território.

Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro Portugal, considera, a propósito deste tema, que “o Turismo enquanto atividade é sustentável, na medida em que tem a capacidade para alavancar a economia da região através do seu efeito multiplicador. Alicerçado em recursos do território, o Turismo tem a capacidade para desenvolver económica e socialmente uma região de forma sustentável. O Turismo cria emprego, gera riqueza, promove a valorização dos recursos culturais, históricos e patrimoniais, incita à conservação e proteção ambiental, fomenta as parcerias e as sinergias territoriais, aproxima a comunidade ao património, fortalece a identidade endógena e desenvolve estratégias de responsabilidade social e ambiental”.​

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.