Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Seia promoveu diversas acções para assinalar o Dia mundial da Água e da Floresta


No âmbito do Dia da Água e da Floresta, o município de Seia, em parceria com o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e os alunos da Escola Profissional da Serra da Estrela realizaram diversas actividades de preservação das árvores e do meio ambiente.

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e os alunos da Escola Profissional da Serra da Estrela realizaram uma plantação simbólica de sete carvalhos-alvarinhos na Barroca da Fonte, em Seia, um por cada período da Tabela Periódica, numa alusão ao Dia do Carbono, que também se celebra no dia 21 de março.
O CISE realizou ainda uma ação de educação ambiental – “A Flora da Serra da Estrela” na Escola Dr. Guilherme Correia de Carvalho, dirigida a todos os alunos dos quintos e sextos anos de escolaridade.
Paralelamente, a convite do Chão do Rio – Turismo de Aldeia, o CISE realizou “um percurso interpretativo por uma área que foi reflorestada, no início de 2018, em conjunto com a Casa de Santa Isabel e os alunos do 6ºA da Escola Dr Guilherme Correia de Carvalho”, refere a autarquia em comunicado.
Por sua vez, no dia seguinte, a 22 de março, foi assinalado o Dia Mundial da Água no Centro Escolar de Seia com jogos e experiências, uma forma lúdica de chamar a atenção dos alunos do 1º ciclo para o uso sustentável da água, numa iniciativa que contou com a participação da Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA (EPAL).
Segundo a autarquia, o objetivo das ações passou por “sensibilizar, em especial a comunidade escolar, para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. As árvores são um dos principais reservatórios de dióxido de carbono, pelo que são importantes reguladores do clima, combatendo as alterações climáticas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.