Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Produção de queijo Serra da Estrela DOP aumentou em 2017


Um levantamento efectuado no âmbito do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro concluiu que a produção de queijo de denominação de origem protegida (DOP) aumentou no ano passado na Serra da Estrela e Beira Baixa.

Um levantamento efectuado no âmbito do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro concluiu que existem 40 queijarias e 210 produtores de leite para o queijo DOP Serra da Estrela; quatro queijarias e 20 produtores do DOP Rabaçal e cinco queijarias e 118 produtores do DOP Beira Baixa.
O mesmo estudo revela que nível da produção, o DOP Serra da Estrela, que em 2012 produzia 100 mil quilos/ano, passou em 2017 a produzir quase 200 mil quilos. Quanto ao DOP Beira Baixa, que em 2012 produzia 175 mil quilos, registou em 2017 uma produção de 220 mil quilos.
No âmbito do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro estão a ser desenvolvidas várias medidas/projetos para aumento de produção de queijo denominação de origem protegida. Desses projetos, destaque para as escolas de Pastores e de Queijeiros, e a criação de um banco de terras que vai ser criado e que será posteriormente disponibilizado aos empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.