Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Presidente da autarquia oliveirense anuncia recuperação de 77 casas ardidas e abre concurso para substituir sinalética destruída


A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) decidiu pela adjudicação da recuperação de 77 casas ardidas no concelho de Oliveira do Hospital a uma empresa de Famalicão. A notícia avançada pela Rádio Boa Nova foi transmitida pelo presidente do município, José Carlos Alexandrino, na última reunião do executivo. Nesse encontro foi igualmente aprovada a abertura de um concurso com “carácter de urgência” no valor de mais de 200 mil euros, destinado à substituição de sinalética e outros elementos de informação e protecção do concelho afectados pelos incêndios.

O autarca acredita que estes custos venham a ser suportados através de uma candidatura a fundos que ainda não tem data de abertura. “Não tínhamos condições para continuar mais um Verão”, justificou o autarca a decisão de abrir desde já o concurso. “Podemos perder essas verbas. É um risco assumido”, admite o autarca que pretende fazer rapidamente o que considera “nuclear”.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital na última reunião do executivo, avançou também a reconstrução das habitações, num investimento de “nove milhões e 792 mil Euros”. “Houve abertura de procedimento com carácter de urgente com uma empresa da Famalicão que foi convidada. Há uma adjudicação neste momento de 77 casas”, afirmou José Carlos Alexandrino, adiantando que a empresa que agora aceitou o convite, situação prevista em resolução de Conselho de Ministros, já iniciou contactos com empreiteiros do concelho para a realização dos trabalhos.

“Uns já aceitaram, outros não por falta de capacidade”, explicou o autarca, verificando que muitos dos empreiteiros do concelho têm estado envolvido em outros processo de recuperação de habitações e outros espaços. De acordo com o autarca, na totalidade, há registo de 133 afectadas pelo fogo que se encontram em processo de recuperação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.