Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Plataforma de Ciência Aberta impulsiona projeto inovador de motivação escolar em Figueira de Castelo Rodrigo


Em colaboração com o Município e com o Agrupamento de Escolas, a Plataforma de Ciência Aberta de Figueira de Castelo Rodrigo acolheu, entre os dias 5 e 9 de Fevereiro, a Escola The New Digital School, do Porto, para uma residência em regime de “sprint design” no delineamento de estratégias tecnológicas para solucionar alguns dos problemas educativos identificados na comunidade escolar figueirense. Desta reflexão conjunta nasceu o Clube dos Grifos, projeto inovador que promete o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas nas áreas do Design e tecnologias digitais para combater problemáticas como o abandono escolar.

O Clube dos Grifos tem como objetivos aumentar a motivação dos alunos para os programas curriculares tradicionais e também para a participação cívica, bem como o seu interesse pelos valores patrimoniais, sociais e culturais da sua comunidade local, combatendo paralelamente o abandono escolar precoce. Sob o lema “Voando Juntos”, o projeto «pretende ser um espaço para o desenvolvimento de atividades inovadoras durante o ano letivo, dando a conhecer a estes alunos novas realidades profissionais e descobrindo as motivações e interesses de cada um», explica o fundador da The New Digital School, Tiago Pedras.

Escola disruptiva na área do Design Digital, a New Digital School não tem professores, um programa fixo, nem um sistema de avaliação e tem a particularidade de trabalhar na apresentação de soluções tecnológicas para problemas concretos de empresas e entidades diversas. O “sprint design” é uma metodologia participativa que se caracteriza por juntar um grupo de trabalho para identificar, debater, testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias.

A The New Digital School desenvolveu a ação maioritariamente em contexto escolar no Agrupamento de Escolas de Figueira, onde auscultou alunos, pais e professores através de abordagens inovadoras sobre os principais problemas enfrentados nas salas de aula e suas implicações na comunidade local. No último dia, o grupo da escola portuense, constituído por alunos de várias nacionalidades, apresentou as conclusões, materializadas na proposta de criação do Clube dos Grifos.

O fundador da The New Digital School adianta algumas das ações que a escola portuense propõe realizar ao abrigo do Clube dos Grifos: «Através da nossa rede de tutores/mentores, queremos promover intercâmbios, workshops, feiras, em que os jovens desta região estejam em contacto direto com pessoas de outras nacionalidades e de inúmeros talentos, que não se encontram com facilidade por estas terras, e descubram os seus próprios interesses».  A atividade do Clube dos Grifos culminará com uma conferência de tecnologia que fará a súmula das iniciativas realizadas e desenvolvidas ao longo do ano.

A ideia também agradou ao Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo que, com o apoio da The New Digital School, estudará formas sustentáveis de financiar o desenvolvimento do Clube. «Um projeto desta natureza traz muitas vantagens para a comunidade escolar e local de Figueira. Estimula os jovens a pensar, a questionar, a definir competências, a construir projetos, a conviver com a multiculturalidade, a ter capacidade de decisão sobre as coisas e sobre o seu futuro», sublinha Derlinda Barroco, vice-presidente do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo.

Esta ação foi intermediada pela Plataforma de Ciência Aberta, que está a funcionar há pouco mais de meio ano, tendo como missão fomentar a colaboração ativa entre a sociedade civil, empresas, associações, institutos de investigação e a restante comunidade regional, de uma forma sustentável e que vá de encontro à realidade diária da comunidade. Esta plataforma procura, assim, promover o desempenho escolar e impulsionar o empreendedorismo e inovação na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.