Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

MUSEU DO SABUGAL ACOLHE EXPOSIÇÃO “CACHIMBOS & CARTAS DE AMOR”


O Museu do Sabugal acolhe a exposição “Cachimbos & Cartas de Amor”, da ilustradora Catarina Sobral.

Enquanto o Senhor VAZIO passa o dia em busca de algo que o preencha, O MEU AVÔ escreve ridículas cartas de amor durante horas a fio. Mas um dia, os pontos decretam GREVE. E é um deus-nos-acuda: TÃO TÃO GRANDE confusão jamais se viu… Até que alguém se lembra de uma palavra muito antiga e já esquecida. ACHIMPA!

Numa reflexão subtil sobre a linguagem, o tempo e os afetos, as imagens de Catarina Sobral transportam‐nos para um universo muito peculiar, composto por palavras misteriosas e inúmeras cartas de amor, disfarçadas de ilustrações e endereçadas a artistas vários, como James Joyce, Fernando Pessoa.

Esta exposição é composta por ilustrações dos livros infantis GREVE, ACHIMPA, O MEU AVÔ e VAZIO, de sua autoria. Catarina Sobral é reconhecida como um dos maiores talentos da ilustração nacional. O seu álbum de estreia, GREVE, recebeu uma menção especial do Prémio Nacional de Ilustração 2011, e ACHIMPA, o seu segundo livro, foi distinguido, em 2013, pela Sociedade Portuguesa de Autores, como Melhor Livro Infantojuvenil. Em 2014, chegou a vez do reconhecimento internacional. O MEU AVÔ, terceiro livro da autora/ilustradora, conquistou o reputado júri da Feira do Livro Infantil de Bolonha, que lhe atribuiu por unanimidade o Prémio Internacional de Ilustração. No mesmo ano, seria publicado VAZIO, uma história sem texto narrada por imagens. TÃO TÃO GRANDE é o mais recente livro da ilustradora.

A literatura e as artes visuais do século XX constituem‐se como as maiores fontes de inspiração de Catarina Sobral, que é também autora de curtas-metragens de animação.

A exposição estará patente até ao dia 31 de outubro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. A entrada é gratuita.

No dia 7 de outubro, pelas 15h30, no Museu do Sabugal, terá também lugar uma oficina de ilustração inspirada no livro “Tão Tão Grande”.

Nesta oficina, lado a lado com a autora Catarina Sobral, vamos imaginar que somos cientistas e que descobrimos uma nova espécie. Um animal TÃO TÃO pequeno que só se vê ao microscópio. Ou TÃO TÃO brilhante que não se consegue observar sem uns óculos escuros. A seguir, vamos representá‐lo e descrever as suas caraterísticas físicas: quanto mede, quantas patas tem, quantas asas, quantos dentes, quantas unhas? Tem pele ou pêlo? Ou penas? De que cor é? De que se alimenta? No final, com um desenho pormenorizado na mão, apresentamos a nossa descoberta e damos-lhe um nome científico.

A oficina é dirigida a crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos e limitada a 25 participantes.

Para mais Informações e inscrições contacte-nos através do tlf: 271 750 080 ou do endereço eletrónico: museu.municipal@cm-sabugal.pt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.