Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Município de Seia promove curso de português para 32 estrangeiros


A Câmara Municipal de Seia ensina português a 32 cidadãos estrangeiros residentes no concelho de Seia e nos municípios limítrofes. O objectivo passa por facilitar a sua integração na comunidade.

Com o objectivo passa por facilitar a sua integração na comunidade e no mercado laboral, a autarquia de Seia está a desenvolver desde o passado dia 24 de Setembro, na Biblioteca Municipal, um curso para 32 estrangeiros residentes no concelho de Seia, no distrito da Guarda, e nos municípios limítrofes.
Em comunicado, a autarquia refere que a iniciativa permite ensinar a comunicar em português, na sua forma mais básica, para que estas pessoas entendam e se façam entender, auxiliando a sua integração na comunidade, facilitando, por exemplo, uma ida ao banco ou até mesmo ao café, conviver com vizinhos ou outro tipo de situações.
Carlos Filipe Camelo, presidente da autarquia, explicou que “o curso abrange 32 cidadãos de diferentes nacionalidades e faixas etárias, residentes no concelho de Seia e nos concelhos limítrofes, e é orientado por Manuela Silva, docente de Língua Portuguesa no ensino secundário, que, em regime de voluntariado, colabora há alguns anos com o município e a Biblioteca [Municipal], na área da mediação da leitura e das literacias”.
Segundo a Câmara Municipal de Seia, desenvolver as capacidades dos participantes em compreender a língua, utilizar uma estrutura gramatical simples e desenvolver competências de comunicação oral são os principais objetivos da iniciativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.