Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Município de Gouveia é finalista regional no concurso 7 Maravilhas da Cultura popular


O concurso 7 Maravilhas 2020 é dedicado à cultura popular e a iniciativa pretende promover o vasto e diversificado património cultural e imaterial nacional. Num universo popular concelhio imenso, o Município de Gouveia decidiu levar a concurso quatro elementos: a Lenda da Senhora do Monte (União de Freguesias de Mangualde da Serra e Aldeias), as Festas do Sr. do Calvário (Gouveia), as Cantigas da Tia Baptista (Vinhó) e a Romaria à Sra. da Assedace (Folgosinho). Na noite do dia 7 de junho (domingo) foi anunciado no programa da RTP “7 Maravilhas da Cultura popular” como finalista regional (do distrito da Guarda), o Município de Gouveia com a Romaria à Sra. da Assedace, tradição da freguesia de Folgosinho. A Nossa Senhora da Assedace é a protetora dos pastores e do gado da Serra da Estrela por excelência. É a prova da profundidade das raízes da memória popular em relação aos lugares, que povoam o imaginário da comunidade, durante séculos, sobrevivendo em rituais, como a romaria, e em lendas, como a da própria capela.
Deste lugar isolado sabemos que foi habitado na Idade Média, como aldeia da Serdaça, que derivou toponimicamente ao longo dos séculos, até à fórmula atual. O abandono deste local deu-se em benefício de Folgosinho, para onde, diz a lenda, a comunidade fugiu depois de uma praga de formigas que tudo assolou, menos a ermida, que ainda hoje aí se mantém. Depois deste sinal divino de incorrupção, a comunidade fez votos de regressar todos os anos, a 8 de setembro, para adorar e celebrar a Nossa Senhora protetora da serra e dos seus habitantes. Ao Município de Gouveia juntaram-se, apenas, no distrito da Guarda outros dois municípios finalistas, o Município da Guarda e o Município de Seia. A Organização das 7 Maravilhas de Portugal recebeu 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular. O Painel de Especialistas composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elegeu 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais, em antena, a partir do dia 6 de Julho na RTP1 e RTP Internacional.
Estas 20 finais regionais correspondem a 20 programas em direto, a transmitir no mês de julho, onde serão diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.
Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de Agosto, onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de Agosto. A 5 de Setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular, no prime-time da RTP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.