Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

LUTA BIOLÓGICA CONTRA A VESPA DAS GALHAS DO CASTANHEIRO


A vespa da galha do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu) é um inseto minúsculo, originário da China, que ataca os castanheiros, causando a formação de galhas nos gomos e nas folhas.

Provoca, assim, a diminuição do crescimento dos ramos e impede a frutificação, conduzindo ao declínio e morte dos castanheiros. Foi detetado em Portugal, no Entre Douro e Minho em 2014 e em Trás-os-Montes em 2015.

Esta luta biológica contra a vespa das galhas do castanheiro, ao abrigo do protocolo Biovespas do qual o Município de Mangualde é aderente, concretizou-se através de duas largadas de um inseto (Torymus sinensis) que elimina a praga que afeta os soutos e a produção da castanha.

As largadas foram realizadas pelos técnicos da Associação Portuguesa da Castanha (RefCast), da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e da Câmara Municipal de Mangualde. As localizações resultaram da prospecção feita em 2017 pelos técnicos, tendo-se escolhido as Freguesias de São João da Fresta e União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, alargando-se a vários pontos do país.

Atendendo a que é uma praga muito recente, agressiva e, perante os conhecimentos técnicos atuais, o tratamento químico é ineficaz e tem um impacto negativo no ambiente. Até ao momento, a luta biológica apresenta-se como o meio mais eficaz com a realização de largadas sucessivas de populações do himenóptero Torymus Sinensis, que é o parasitoide das larvas da vespa da galha do castanheiro”, explica o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa.

“Este será um trabalho que poderá durar anos, até que a natureza atinja o seu próprio equilíbrio ecológico e esta praga se situe em níveis que não sejam tão nefastos para a produção local”, sustenta o responsável, adiantando que estão a ser desenvolvidos estudos por especialistas com espécies nativas para uso futuro na limitação natural desta praga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.