Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

O Projeto PlowDeR será apresentado na próxima semana em Linhares da Beira


Aldeias Históricas de Portugal (AHP), Universidade de Aveiro (UA), Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e Turismo Centro de Portugal estão a desenvolver um método pioneiro, o Projeto PlowDeR, para analisar territórios de baixa densidade. O projeto será apresentado na próxima quarta-feira, 3 de abril, na Aldeia Histórica de Linhares da Beira, no Sabugal, e pode ser replicado a nível nacional e internacional.

O Projeto PlowDeR, que uniu as AHP, UA,IPG e Turismo Centro de Portugal, vai permitir medir o impacto económico e social das atividades geradoras de riqueza em territórios afastados dos centros de decisão. O Modelo vai ser apresentado a 3 de abril na Aldeia Histórica de Linhares da Beira e pode ser replicado a nível nacional e internacional.
Segundo avança as AHP em comunicado de imprensa, este projeto “criou um sistema de monitorização que vai permitir medir o impacto económico e social das atividades geradoras de riqueza nos territórios de baixa densidade”, sendo por isso, um projeto “absolutamente pioneiro, uma vez que foi criado com o objetivo de dar resposta às lacunas na recolha de informação estatística nos territórios de baixa densidade – em especial à falta de dados qualitativos”.
“O projeto-piloto foi desenvolvido durante 18 meses, a partir de setembro de 2017, no território abrangido pelas AHP. A essência e valia patrimonial inigualável das AHP mobilizaram as esferas decisórias para a modelação de um projeto de desenvolvimento socioeconómico assente no património, conferindo-lhe desde a sua génese vocação para o turismo”, acrescenta a mesma nota.
O projeto consiste numa “matriz que poderá ser replicável noutros contextos geográficos do país com a mesma base”, que poderá também “ser aplicada à escala internacional”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.