Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

I Congresso Nacional das Associações de Pessoas com Diabetes decorreu na Mêda


As associações que apoiam pessoas com diabetes desempenham um “papel fundamental” e são consideradas uma “ferramenta essencial” pela Federação Portuguesa de Associações de Pessoas com Diabetes (FPAD). Este a principal conclusão do I Congresso Nacional das Associações de Pessoas com Diabetes que juntou cerca de 200 participantes na Mêda.

A Casa Municipal da Cultura de Mêda, no distrito da Guarda, acolheu o I Congresso Nacional das Associações de Pessoas com Diabetes, um evento que juntou cerca de 200 participantes. Com a iniciativa, que decorreu na passada sexta-feira e sábado, na Mêda, a FPAD também pretende “por as associações a falarem umas com as outras, a mostrarem o seu trabalho e a refletirem sobre aquilo que ainda é preciso fazer para fazerem um trabalho cada vez melhor, no sentido de proporcionar às pessoas com diabetes uma melhor qualidade de vida”.
“Este encontro serve para falar da diabetes, como é que estamos em relação à diabetes em Portugal e em relação às novas tecnologias, aos avanços científicos, e reconhecer o papel fundamental das Associações de Pessoas com Diabetes”, disse a presidente da FPAD, Emiliana Querido.
Segundo a responsável, as associações “fazem um papel importantes” e não são reconhecidas como sendo “uma ferramenta essencial” no apoio aos doentes.
“As associações representam uma força de trabalho e de competência muito importante. Nós temos de as valorizar e de as ajudar a trabalhar melhor”, declarou a responsável que dirige uma entidade que congrega 15 colectividades.
Emiliana Querido disse que o Congresso Nacional pretende colocar a diabetes “na ordem do dia” e colocar o foco “nas associações e no trabalho local”. “O tema central deste debate é conhecermos as associações que existem e reconhecer-lhes o papel fundamental na ajuda ao apoio terapêutico e ao apoio social, à integração e à ligação que fazem da consulta até à vida social da pessoa com diabetes e das suas famílias”, disse.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.