Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Guarda Unida Desportiva recebe Bandeira da Ética e adquire desfibrilhador


No âmbito do seu comprometimento com a Ética no Desporto o Guarda Unida Desportiva (GUD) apresentou uma candidatura à Bandeira da Ética.

O trabalho desenvolvido pelo GUD teve agora o seu reconhecimento ao ser-lhe atribuída a respetiva distinção e diploma. A iniciativa é do Instituto Português do Desporto e Juventude, enquadrada no Plano Nacional de Ética no Desporto, certifica e destaca boas práticas, conforme mensagem recebida pelo GUD: “Desta forma passará a fazer parte de uma comunidade de instituições comprometidas com a ética no desporto e reconhecidas pelo trabalho que desenvolvem neste âmbito”, pode ler-se.

Durante os próximos dois anos (tempo de validade desta certificação) o GUD poderá usar em todos os processos de comunicação o certificado, bem como os logótipos relativos à certificação.

Referindo-se à distinção António Pissarra, Presidente do GUD, salientou “é com muito orgulho que recebemos esta certificação, pelo que ela significa em termos da formação de crianças e jovens e do nosso comprometimento total com a ética desportiva”, agradecendo, também, “o trabalho desenvolvido por todos os colaboradores e entidades envolvidas neste processo”.

 

Referiu, ainda, que “esta distinção deixa-nos muito satisfeitos, mas pensamos que também deve honrar o Desporto da Guarda”.

 

Guarda Unida Adquire Desfibrilhador 

O Guarda Unida Desportiva (GUD) adquiriu também, recentemente, um aparelho DAE (Desfibrilhador Automático Externo). Segundo o Serviço Nacional de Saúde “O Desfibrilhador Automático Externo (DAE) é um equipamento utilizado na paragem cardiorrespiratória (PCR) e que tem como função aplicar uma carga elétrica no tórax. O desfibrilhador automático externo tem o propósito de poder ser utilizado também por não profissionais de saúde, idealmente com formação em Suporte Básico de vida (SBV).”.

A aquisição deste equipamento pelo GUD enquadra-se no contexto do Processo de Certificação que o clube está a realizar junto da Federação Portuguesa de Futebol, mas, principalmente, na garantia da melhoria da segurança da atividade desportiva desenvolvida pelos seus atletas.

A formação de técnicos e dirigentes na utilização do equipamento está a cargo da Comunilog Consulting, empresa formativa com quem o GUD tem estabelecido um protocolo, e que vem formando os recursos humanos da coletividade, nomeadamente em SBV.

O Presidente do GUD, António Pissarra, referiu que “o DAE é um recurso que pode salvar vidas e todos temos na memória, mais recente ou mais distante, o que aconteceu, por exemplo, com os atletas Alfredo Quintana e Miklos Féher”, fazendo votos para que “nunca seja precisa a sua utilização, mas com a garantia de lá estar e haver pessoas habilitadas a manipulá-lo”.

A instalação de equipamentos desta natureza devia ser uma preocupação de todas as entidades, nomeadamente as autarquias, em todos os equipamentos desportivos, nesse comprometimento que o GUD demonstra da prática do Desporto em segurança.