Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Guarda desenvolve projeto-piloto de teleconsulta nas freguesias


A Câmara Municipal da Guarda vai iniciar brevemente um projeto-piloto de um serviço de teleconsulta para apoio aos habitantes das freguesias rurais do concelho que não possuem extensões de saúde. De um total de 43 freguesias, 29 reúnem condições para acolher o projeto, mas só uma irá ser selecionada para o seu arranque.

Segundo o vice-presidente Carlos Chaves Monteiro, o município da Guarda vai prestar o serviço com recurso a uma empresa de saúde ‘online’, que “vai ser contratada para o efeito”.
O responsável avança que 29 das 43 freguesias do concelho reúnem condições para acolher o projeto, mas só uma irá ser selecionada para o seu arranque. Essa freguesia, que ainda não está decidida, disponibilizará à empresa que prestará o serviço de saúde “um terminal de internet, onde o médico terá acesso ao paciente”. Carlos Chaves Monteiro admite, que a medida poderá ser estendida posteriormente a outras freguesias. “E, com certeza, iremos dar prevalência a freguesias que não tenham uma extensão do centro de saúde, em primeiro lugar, depois, também a distância ao centro da cidade, como o número de habitantes e de utentes que podem beneficiar desse serviço”, disse o vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda.
Segundo o responsável, a prestação de serviços nesta área já está aprovada pelo município da Guarda e, nos próximos quinze dias, o executivo decidirá qual é a freguesia rural que irá acolher o arranque do projeto.
“A partir daí, é fazer a adjudicação e iniciar os aspetos logísticos e começar a prestar o cuidado de saúde com a empresa, que é uma empresa profissional do ramo”, concluiu o vice-presidente da autarquia da Guarda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.