Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Governo quer transformar Vilar Formoso na “sala de visitas de Portugal”


O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, que se encontra em visita ao distrito da Guarda e Castelo Branco, anunciou que o Governo pretende transformar a fronteira de Vilar Formoso, no concelho de Almeida, na “sala de visitas de Portugal”.

Na sequência da assinatura do protocolo de cooperação para execução do Projecto Integrado de Intervenção – Reabilitação e Revitalização da Zona de Fronteira de Vilar Formoso, devido à construção do troço final da autoestrada A25 de ligação entre Vilar Formoso e a fronteira, que esta quinta-feira foi assinado em Almeida, o ministro disse que o Governo pretende transformar a fronteira de Vilar Formoso na “sala de visitas de Portugal”.
“Nós temos que assegurar que os milhões de viajantes que passam por Vilar Formoso, todos os anos, encontrem pretextos para ali parar”, explicou Pedro Siza. Segundo o governante, está prevista a requalificação da área de localização dos camiões de mercadorias e a criação de “um grande posto de turismo” em Vilar Formoso.
A ideia, disse o ministro Adjunto e da Economia, é “transformar Vilar Formoso na sala de visitas de Portugal”. “Os viajantes que nos procuram devem parar ali [na vila fronteiriça] para conhecerem melhor o nosso país e, a partir daí, encontrar outros motivos de interesse”, explicou.
Nesse sentido, o governante explicou que a conclusão da auto-estrada que ligará os dois países, “mais do que uma ameaça, é mesmo uma grande oportunidade”, sendo necessário criara condições para “essa oportunidade se transforme mesmo em actividade económica, em criação de empregos e mais prosperidade para a população da região”, destacou.

Sobre a obra
O protocolo agora assinado define os projectos considerados estruturantes para o lançamento do estudo de viabilidade do Projecto Integrado de Intervenção – Reabilitação e Revitalização da Zona de Fronteira de Vilar Formoso, que envolve também a área governativa das Infraestruturas e da Habitação.
Recorde-se que no passado mês de maio, a Infraestruturas de Portugal consignou a empreitada de construção do troço final da autoestrada A25 de ligação entre Vilar Formoso e a fronteira, prevendo finalizar os trabalhos em Agosto de 2020.
A intervenção representa um investimento de 13,2 milhões de euros numtroço com 3,5 quilómetros de extensão em perfil de autoestrada (que fará a ligação com a A62 junto à localidade de Fuentes de Onõro) e a reformulação do actual nó da vila fronteiriça de Vilar Formoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.