Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

VINAL decorre em Gouveia e Vila Nova de Tazem


Gouveia e Vila Nova de Tazem acolhem mais uma edição da Vinal – Vinhas de Altitude – 3.º Grande Prova de Vinhas e Altitude do concelho de Gouveia e da Serra da Estrela, que reunirá diferentes especialistas em viticultura. Hoje, em Gouveia, destaque para a presença no certame, pelas 18h30, do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Tavares Neves.

Segundo comunicado de imprensa da autarquia de Gouveia, o evento conta com cerca de 15 produtores de vinhos, 5 produtores de outros produtos da Serra da Estrela do ramo alimentar e dois espaços de restauração, que irão promover o melhor da gastronomia regional. O certame assume-se como o grande “evento vínico do concelho de Gouveia e da Serra da Estrela” e “irá proporcionar aos visitantes provas livres, masterclasses, showcookings com harmonizações gastronómicas, zona lounge e animação adequada ao ambiente do evento”.
Do programa destaque para a sessão inaugural, esta sexta-feira, 17 de maio, no Edifício dos Paços do Concelho, em Gouveia, onde haverá debate sobre a temática do enoturismo. Destaque ainda para a presença no certame, pelas 18h30, do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Tavares Neves.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Manuel Tadeu Marques, “um dos temas fortes do evento será o das vinhas de altitude, tema que tem sido muito debatido entre os especialistas, em razão das alterações que têm provocado o aquecimento do clima, não faltando quem defenda a necessidade de procurar plantar vinha em zonas de montanha, que consigam transmitir maior frescura e equilíbrio aos vinhos, como será o caso do concelho de Gouveia e da Serra da Estrela”. Ainda apara hoje está prevista a realização de “um sunset vínico, ainda no jardim interior do edifício dos Paços do concelho, com o objetivo de atrair o público mais jovem para os dias posteriores do evento”.

Por sua vez, os dias 18 e 19 de maio, sábado e domingo, terão como epicentro o cenário vínico da Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, localizada na freguesia de Vila Nova de Tazem. Nesses dias, um dos “temas fortes do evento será o das vinhas de altitude, tema que tem sido muito debatido entre os especialistas, em razão das alterações que têm provocado o aquecimento do clima, não faltando quem defenda a necessidade de procurar plantar vinha em zonas de montanha que consigam transmitir maior frescura e equilíbrio aos vinhos, como será o caso do concelho de Gouveia e da Serra da Estrela”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.