Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Festival do pão e arte de rua animam aldeia de Vildemonte na Guarda


Até domingo, a aldeia de Videmonte promove a VI edição do Festival Pão Nosso que concilia a cultura local e as artes, e integra exposições e arte de rua.

O Festival Pão Nosso integra o ciclo de Festivais de Cultura Popular do Concelho da Guarda, organizado pela Câmara Municipal. É uma iniciativa que “reforça o posicionamento da candidatura Guarda Capital da Cultura, na utilização da cultura como um recurso económico dinâmico que importa mobilizar, quer no campo das indústrias culturais e criativas, quer na educação patrimonial, na economia local e no turismo”.
Segundo a organização, a cultura do pão e do centeio na Aldeia de Montanha de Videmonte e “a sua perfeita harmonia com a cultura local e as artes” são o mote do festival. “Este ano, além do pão, da rota dos fornos e das oficinas orientadas pelos habitantes da aldeia para aprender a fazê-lo, a aldeia transforma-se numa verdadeira instalação artística”, referem.
Os promotores referem, em comunicado, que o artista plástico Vitor Freitas, apoiado pela criativa Sílvia Amaral, “por via de uma residência artística, têm trabalhado em estreita ligação com os habitantes da aldeia”.
Os dois elementos têm desenvolvido “um conjunto de oficinas artísticas que aportam à comunidade competências a nível da expressão plástica”, potenciando os residentes “como criadores e criativos das suas próprias ideias”.
“O resultado deste trabalho tomará forma em propostas de exposições e arte de rua a apresentar durante os dias do festival”, indica a organização.
A fonte acrescenta que, “num mundo cada vez mais carregado de estímulos, muitos deles provenientes de experiências mais urbanas e cosmopolitas, poucos haverá que se tornem tão únicos e memoráveis como o espetáculo ‘Ti Maria’ cantadeira de Videmonte, que tem lugar no dia 27”Trata-se de um espetáculo que envolve vários músicos portugueses (Catarina Moura, Omiri, Gilberto Costa, Miguel Calhaz, Miguel Cordeiro, Tiago Pereira, Rogério Pires, Marcos Cavaleiro, Quiné e César Prata) que, numa residência artística musical com os habitantes locais, “apresentam novas narrativas sonoras para os temas populares da aldeia, inspirados nos saberes e tradições da cultura do pão e do centeio”. “Esta dimensão artística, em total imersão com a identidade e cultura da aldeia, que este ano se aporta de forma mais vincada a este festival, é um elogio aos habitantes de Videmonte, que persistem e preservam os saberes ancestrais ligados à cultura do pão e do centeio e os transmitem de forma emocionante e apaixonada às novas gerações”, lê-se na nota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.