Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

FARMÁCIAS FECHADAS DURANTE A NOITE


A população do concelho de Fornos de Algodres poderá vir a ficar sem farmácia durante a noite. Uma alteração à legislação pode desobrigar as farmácias a permanecerem abertas 24 horas, pois aqui não existe serviço de urgência e o centro de saúde está aberto desde as 8 ate as 20h.

Tal como em Fornos de Algodres, também Almeida, Vila Nova de Foz Côa, Celorico da Beira e Meda não dispõem de serviço de urgência, logo com esta alteração poderão vir a ficar sem as farmácias durante a noite. Posto isto, as farmácias encerrarão as 21h, e no caso da Meda a 1h da manhã visto que o centro de saúde encerra as 24.

O assunto foi discutido numa reunião do Concelho Intermunicipal, em Dezembro, durante a qual os nove autarcas que integram a CIM decidiram manifestar a sua preocupação e desacordo com a alteração da lei que desobriga as farmácias a permanecerem abertas 24 horas nos concelhos onde não existem serviço de urgências.

Outra alteração que merece a contestação dos autarcas “pretende-se com o facto de se verificar a existência de farmácias de serviço, num raio de 3 quilómetros, num concelho vizinho, as farmácias poderem acertar escalas entre si”.

Fomos ao encontro das farmácias do Concelho de Fornos de Algodres, para verificarmos qual a sua opinião a este assunto e o que pretendem fazer para resolver esta situação. Em conversa com farmacêuticos do concelho, soubemos que vão manter os horários e o respetivo funcionamento tal como estava no passado. Ou seja, depois das 9 haverá uma farmácia de serviço.

Ao deslocar-se junto das mesmas, os utentes terão que tocar a campainha, esperar pelo farmacêutico que se encontra dentro da mesma, e ser atendidos, sem prejuízo de se terem que deslocar a outros concelhos vizinhos.

Não tendo a porta aberta 24h, pois não se justifica devido a pouco afluência pela noite dentro, um simples soar da campainha e alguém virá em seu auxílio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.