Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

CONCELHO DE SEIA TEM A ALDEIA NATAL “MAIS GENUÍNA E SUSTENTÁVEL”


A aldeia de Cabeça, no concelho de Seia, vai transformar-se em “Aldeia Natal” pelo quinto ano consecutivo, até ao dia 1 de janeiro.

A aldeia de Cabeça, no concelho de Seia, vai transformar-se em “Aldeia Natal” pelo quinto ano consecutivo e oferecer aos visitantes uma proposta “distante do consumismo dos grandes espaços comerciais”, foi hoje anunciado.

Entre sábado e o dia 01 de janeiro, aquela pequena Aldeia de Montanha, situada a 22 quilómetros de distância da Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela e de Portugal continental, vai ser “a Aldeia de Natal mais genuína e sustentável de Portugal”, segundo os promotores.

“Neste conceito, assumidamente distante do consumismo dos grandes espaços comerciais e dos grandes eventos de recriação natalícia, onde não há lugar para o Pai Natal, encontramos uma aldeia autêntica em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas numa verdadeira Aldeia de Natal, mas sem Pai Natal”, refere a organização em nota hoje enviada.

Segundo a fonte, a iniciativa “Cabeça Aldeia Natal” é inspirada “nos valores do Natal onde se vivencia, de forma simples e genuína, a magia desta época festiva”.

Tradições como a missa do galo, a fogueira de Natal nas ruas da aldeia, oficinas de pão no forno comunitário, músicas de Natal e atividades de conexão com a natureza, são algumas das atividades a realizar durante o evento.

O programa também prevê caminhadas interpretativas pela paisagem cultural dos socalcos da aldeia, uma ação de reflorestação e um ‘trail’ inspirado no conceito criativo da decoração da Aldeia Natal, pois, segundo os organizadores, “a arte e criatividade dos habitantes da aldeia também estará patente na sinalética de orientação”.

Este ano, os moradores de Cabeça voltaram a mobilizar-se para a realização desta festa de Natal e trabalharam na elaboração dos enfeites natalícios que vão decorar as ruas.

A organização lembra na nota que os enfeites “são feitos exclusivamente com recurso aos elementos naturais da montanha, resultado de limpezas e desbastes florestais no Parque Natural da Serra da Estrela, e à lã das ovelhas bordaleiras da Serra da Estrela”.
“Nas pitorescas ruas da aldeia, o visitante encontrará uma decoração simples, ecológica e criativa. Estrelas, candelabros, grinaldas naturais e corações, tudo feito manualmente pelos habitantes da aldeia, cobrem as fachadas do casario e a imponente árvore de Natal ecológica”, é referido.

O evento “Aldeia Natal” é organizado numa parceria entre o Conselho Diretivo dos Baldios da Cabeça, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM) e a Câmara Municipal de Seia.

A ação integra o Plano de Animação da EEC PROVERE iNature, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.