Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Biblioteca Municipal da Guarda homenageia Júlio Dinis


A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, homenageia este mês o escritor Júlio Dinis através da mostra bibliográfica “Evocar Júlio Dinis 148 Anos após a sua morte” e um documentário.

A obra do escritor Júlio Dinis(1839-1871), que “integra a galeria dos grandes autores clássicos da literatura portuguesa”, vai ser destacada ao longo deste mês na Biblioteca Municipal através de uma mostra bibliográfica e um documentário.
A mostra bibliográfica “Evocar Júlio Dinis 148 Anos após a sua morte” é inaugurada esta terça-feira e ficará patente ao público até ao dia 30 de Setembro.
A homenagem da BMEL a Júlio Dinis inclui ainda, no dia 12 de setembro, às 18h00, a exibição do documentário “As pupilas do Senhor Reitor”, que é destinado ao público em geral. Segundo uma nota da Câmara Municipal da Guarda, Joaquim Guilherme Gomes Coelho, que adotou o pseudónimo de Júlio Dinis, foi médico, escritor e professor.
Na sua curta vida publicou vários romances, entre eles ‘As Pupilas do Senhor Reitor’, em 1867, ‘Uma Família Inglesa’ e ‘A Morgadinha dos Canaviais’, em 1868 e, em 1870 reuniu vários contos nos ‘Serões da Província’. No ano da sua morte, foi ainda editado o romance ‘Os Fidalgos da Casa Mourisca’. Postumamente, em 1874, publicaram-se as suas ‘Poesias’. Os ‘Inéditos e Esparsos’ foram editados, em dois volumes, em 1910″, é referido. A nota adianta ainda que, em meados do século XX, “foi compilada a sua produção na área do teatro”. A obra de Júlio Dinis, como lembra a autarquia da Guarda, “está classificada como manifestação da transição literária entre o estilo romântico e o realismo”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.