Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Barragens da Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo podem candidatar-se ao Programa Nacional de Regadios


O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, anunciou que os projectos da construção do regadio da Barragem da Coriscada, no concelho da Mêda, e da barragem de Santa Maria de Aguiar, em Figueira de Castelo Rodrigo, estão em condições de serem candidatados ao Programa Nacional de Regadios.

O primeiro-ministro e o ministro da Agricultura visitaram a empresa de viticultores Quinta do Vale d’Aldeia, no concelho de Mêda, onde Capoulas Santos anunciou que o projeto da construção do regadio da barragem da Coriscada está “em condições de ser candidatado”, no âmbito do programa nacional de regadios.
O primeiro-ministro, António Costa, disse que o investimento a realizar em Mêda “o efeito reprodutivo de melhorar a produtividade” das produções agrícolas no território e trazer novas produções. “E basta olhar para aquilo que foi a capacidade transformadora que o Alqueva teve no Alentejo para compreender a importância que pode ter para todo o país este alargamento deste programa de regadio”, afirmou António Costa na passada sexta-feira na Mêda.
A construção da barragem servirá para regar uma importante zona agrícola da Mêda, porque sendo um concelho onde “a agricultura é preponderante”, seria uma forma de atrair “pequenos e médios investidores”, referiu na ocasião o autarca local Anselmo Sousa. O autarca vaticina que a sua construção iria “captar bastante investimento” para o concelho, “ao nível dos jovens que querem apostar na agricultura”. Explicou ainda que a barragem “iria servir [uma área de regadio] à volta de sete hectares”, nas freguesias de Coriscada, Barreira e Marialva.
Recorde-se que o concelho de Mêda, situado numa zona montanhosa de transição entre o Planalto Beirão e o Alto Douro, tem cerca de 296 quilómetros quadrados de área, 11 freguesias e uma população que ronda os 5.202 habitantes.

Barragem de Santa Maria de Aguiar
Também a barragem de Santa Maria de Aguiar em Figueira de Castelo Rodrigo pode ser candidatada ao Programa Nacional de Regadios.
Segundo o ministro da Agricultura também em Figueira de Castelo Rodrigo existe a possibilidade de o regadio da barragem de Santa Maria de Aguiar ser candidatado ao Programa Nacional de Regadios. Neste caso o investimento será de 12,4 milhões de euros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.