Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

APRESENTAÇÃO DO PROJETO “ALTO MONDEGO”


Decorreu hoje, dia 28 de julho, na Fundação Lapa do Lobo, pelas 12:00h, a apresentação do projeto Alto Mondego´rede cultural.

Na apresentação estiveram presentes, os presidentes dos quatro municípios envolvidos, sendo eles, Manuel Fonseca – Fornos de Algodres, Luís Marques – Gouveia, João Azevedo – Mangualde e José Silva – Nelas, assim como alguns representantes das atividades a desenvolver.

O Alto Mondego´rede cultural tem por objetivo a promoção do desenvolvimento local e regional, e a dinamização do património cultural de forma integrada, mobilizando as vertentes económica, social, cultural e ambiental. Tendo como prioridade gerar valor económico a partir dos recursos diferenciadores do território – em especial o património cultural – tendo como promotor líder o Município de Nelas.

Como referido no decorrer da apresentação, este é um projeto que assume extrema importância para os quatro territórios envolvidos, sendo que será o primeiro projeto conjunto após a constituição em 8 de março de 2016 da Rede de Territórios do Alto Mondego, plataforma de base territorial, vocacionada para a criação de emprego e a promoção do crescimento económica no contexto dos territórios de baixa densidade.

No decorrer da apresentação e para melhor se compreender o projeto “Alto Mondego_ Rede Cultural”, foram referenciadas as entidades envolvidas e iniciativas que comtemplam o programa para os próximos 3 anos:

De modo a concretizar os objetivos da rede cultural do Alto Mondego, a presente operação comtempla um programa de ação – integrado e calendarizado em rede com todos os municípios envolvidos- destinado a promover e valorizar o património histórico-cultural do Alto mondego, contribuindo para a animação e promoção turística das sub-regiões Viseu Dão Lafões e Beiras e Serra da Estrela.

A programação das Artes do Alto Mondego, que visa impulsionar a atividade cultural e o dinamismo turístico dos quatro municípios envolvidos, tem como objetivo trazer a animação cultural para os centros históricos e urbanos e, dessa forma, captar fluxos turísticos.

O programa de Ação na componente da música prevê a calendarização de 4 master classes, 1 estágio e 1 digressão de quatro concertos.

Cada iniciativa incluirá a programação das seguintes Ações:

  • Iniciativa musical “Mundos Cruzados”

  • Iniciativa dança “Beirão”

  • Iniciativa Teatro Musical “Alto”

  • Iniciativa transversal – Animação do “Mondego´rede cultural”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.