Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Álvaro Amaro paga 40 mil euros de caução e toma posse esta terça-feira


O antigo presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, saiu, esta segunda-feira, do tribunal de Viseu, onde foi ouvido desde manhã no âmbito do caso “Rota Final”, com termo de identidade e residência e obrigado ao pagamento de uma caução de 40 mil euros.

Álvaro Amaro saiu esta segunda-feira do tribunal de Viseu com termo de identidade e residência e obrigado ao pagamento de uma caução de 40 mil euros. Amaro fica ainda proibido de contactar com os outros arguidos do caso “Rota Final”, decidiu o juiz.
O advogado Castanheira Neves revelou que Álvaro Amaro vai tomar posse como eurodeputado esta terça-feira, mas que não vai gozar de imunidade parlamentar.
As autoridades constituíram cinco arguidos no âmbito da operação “Rota Final”, entre eles o antigo presidente da Câmara Municipal da Guarda Álvaro Amaro, recém-eleito eurodeputado.
A Procuradoria-Geral Distrital de Coimbra informou que quatro pessoas, entre ex-autarcas, funcionários de autarquias e de uma empresa de transportes, tinham sido constituídas arguidas neste inquérito, que investiga um alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública.
Os ex-presidentes das câmaras de Lamego e de Armamar (Francisco Lopes e Hernâni Almeida, respetivamente), um funcionário da câmara de Lamego e um administrador do Grupo Transdev são os outros quatro arguidos.
Entre as 18 câmaras municipais alvo de buscas encontram-se nove governadas pelo PSD: Almeida, Armamar, Braga, Fundão, Guarda, Oleiros, Sertã, Pinhel e Tarouca. Sete municípios têm presidência socialista: Belmonte, Barcelos, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Oliveira de Azeméis e Soure. A Câmara de Oliveira do Bairro é dirigida por um autarca do CDS-PP e a de Águeda por um eleito de um movimento independente.
Na Câmara da Guarda, o vice-presidente do PSD Álvaro Amaro renunciou ao mandato para ser deputado ao Parlamento Europeu, na sequência das eleições de 26 de maio último, deixando a presidir o município o seu antigo vice-presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.