Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Alunos do secundário de Fornos de Algodres assistiram à peça de teatro/debate “Recuso ser vítima”


Dirigido aos alunos do ensino secundário, o auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres foi palco de apresentação, representação e debate sobre a problemática da violência doméstica e no namoro.

A apresentação da peça de teatro e debate “Recuso ser vítima” decorreu no passado dia 4 de abril, no auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres.
O projeto concebido e realizado por Sílvia Abreu, atriz/animadora sociocultural, abordou a questão da violência na primeira pessoa do singular.
O debate foi “desencadeado com uma encenação de clowning, isto é, usando o “palhaço” que ilustra as inúmeras máscaras de que vítimas e agressores qualquer que seja o seu género revestem na sociedade, para não deixar transparecer a dor que carregam no dia-a-dia”, refere a organização em comunicado de imprensa. Durante a peça, “a atriz partilha de forma aberta o seu testemunho de vida, referindo o seu passado em casa dos progenitores, onde sofreu de todo o tipo de violência por parte do pai. Com um namoro iniciado aos dezassete anos de idade, o processo de violência foi-se mantendo durante vinte anos da relação da qual nasceram dois filhos, o mais velho agora com dezassete anos de idade”. Este foi o mote e o enquadramento do tema “violência doméstica/namoro”, abordado depois em três cenários possíveis de viver atualmente e representados por alunos voluntários saídos da plateia.
Segundo a organização, com esta iniciativa pretendeu-se abordar o tema em jeito de alerta para a necessária tomada de consciência de um crime que é público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.