Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Alunos de Gouveia interpretam espetáculo “O Século em que a Terra Parou”


Os alunos da Escola Profissional de Gouveia interpretam esta sexta-feira o espetáculo “O Século em que a Terra parou”, dedicado ao século XX e às “várias agressões à humanidade” que ocorreram naquele período. A representação faz parte do sarau cultural do Instituto de Gouveia – Escola Profissional e tem início marcado para as 21h30 no Teatro Cine da cidade.

Em comunicado, o Instituto de Gouveia explica que, “preocupado com a educação dos seus alunos para as questões da defesa da história local e para a sua expressão nacional e mundial”, decidiu que a edição deste ano do sarau cultural “seria dedicada ao século XX e às várias agressões à humanidade que neste século se impuseram”.
O dramaturgo Daniel Rocha preparou a peça “O Século em que a Terra Parou” para “servir de base” a todo o sarau cultural, indica a mesma nota.
Segundo a fonte, no espetáculo “relembra-se a 1.ª Guerra Mundial e o centenário do Tratado de Versalhes: com especial destaque para o padre Luís de Lopes Melo (natural de Moimenta da Serra [Gouveia] e um dos primeiros clérigos a partir para a frente de guerra com o Corpo Expedicionário Português); e com a homenagem aos homens e às mulheres do concelho de Gouveia que se agarraram à fé, mas que viram partir os seus entes queridos para a morte”.
“Para além disso, olha-se para a história económica de Gouveia e assinalamos os 80 anos do início da 2.ª Guerra Mundial, centrando atenção na prospeção de volfrâmio que concentrou a atenção de centenas de pessoas e proporcionou a abertura de minas (legais e ilegais) por todo o concelho”, acrescenta. A organização refere ainda que, no centenário do nascimento da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, o sarau cultural lhe fará “a sentida homenagem através da poesia e da evocação de um dos seus mais curiosos personagens — ‘Mónica'”.
O espetáculo é interpretado por Luís Mota, Rodrigo Correia, Luís Vianez, Gabriel Figueiredo, Lino Madeira, Cristiana Santos, Inês Oleiro, Marília Trindade, Francisca Moura, Beatriz Mota, Júlia Silva, Zlatko Borisov, Daniel Rocha, Cátia Costa, Rodrigo Fonseca, Juliana Santos e Cristina Pinto. O pianista Hugo Passeira, o ator Diogo Cardona e o jovem ator Sérgio Rocha “têm uma participação especial” no sarau cultural do Instituto de Gouveia, segundo a fonte.
A iniciativa é organizada pelo Instituto de Gouveia – Escola Profissional, em parceria com a Câmara Municipal de Gouveia, a Banda de Instrução e Recreio de Paços da Serra, a Liga dos Combatentes, o Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia e o grupo Escola Velha – Teatro de Gouveia.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.