Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Ajude com um voto as Bibliotecas da Beira Interior e Serra da Estrela


O projecto nº 79 “RIBBSE: EM REDE NUNCA LEMOS SÓ!” é um dos finalistas do Orçamento Participativo de Portugal, lançado pelo Governo, e que está em votação até dia 30 de Setembro. O Orçamento Participativo de Portugal é um processo democrático, direto e universal, lançado pelo Governo Português, através do qual as pessoas decidem sobre investimentos públicos em diferentes áreas de governação. O projecto foi proposto pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela.

As bibliotecas são portas de acesso à informação, ao conhecimento, à cultura e ao lazer, constituindo-se como espaços privilegiados na aprendizagem ao longo da vida e no exercício de uma cidadania ativa. As bibliotecas dão um importante contributo para o desenvolvimento holístico de todos os indivíduos e grupos sociais, para eliminar assimetrias e para o desenvolvimento das comunidades.

Sob o lema “Em rede nunca lemos sós”, as 17 bibliotecas municipais e de instituições de ensino superior da região das Beiras e Serra da Estrela pretendem trabalhar em rede e de forma colaborativa, alargando os seus serviços aos cerca de 236.000 habitantes deste território com mais de 6.300 km2, apostando igualmente no alargamento da sua área de ação através da constituição de parcerias com entidades locais

As linhas de ação deste projeto são a prestação de serviços às populações, o desenvolvimento das coleções das bibliotecas, e a oferta de serviços culturais.

Medida 1: desenvolvimento de ações de promoção das literacias (ações de formação dirigidas a diferentes públicos, disponibilização de serviços itinerantes, etc.).
Medida 2: adaptação das coleções das bibliotecas e dos serviços prestados às necessidades de acesso à informação dos seus públicos (disponibilização de livros e conteúdos digitais, computadores, tablets e pens Wifi).
Medida 3: oferta de atividades culturais e de lazer na área da leitura e das literacias, adaptados às necessidades dos utilizadores (ateliers, peças de teatro, leituras dramatizadas, etc.).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.